AMD detalha futuras arquiteturas Bobcat e Bulldozer

Durante a conferência Hot Chips, a AMD soltou mais detalhes sobre as novas plataformas de processadores Bulldozer e Bobcat. O Bulldozer será destinado a usuários que necessitam de performance e focam em um novo desgin composto por uma organização modular dos núcleos.

Como os núcleos são separados dos recursos compartilhados, a adição deles aumenta relativamente pouco o espaço físico, mas permite escalabilidade. Segundo a AMD, os primeiros Opterons de primeira linha a utilizarem a plataforma Bulldozer terão 16 núcleos.

Tanto nos modelos para servidores, quanto naqueles para workstations e usuários finais, os Bulldozer competirão de forma direta com os Sandy Bridge, da Intel. Os dois serão baseados na eficiente técnica de produção de 32 nanômetros e suportarão as mesmas instruções multimídia, incluindo o AVX (Advanced Vector Extensions).

Os primeiros chips a usarem a arquitetura Bulldozer não chegarão antes de 2011 ao mercado, mas o lançamento deverá incluir tanto processadores corporativos quanto processadores voltados a desktops, de 4 a 8 núcleos (Zambezi), além de chips para notebooks parrudos.

O Bobcat terá como foco uma baixa “pegada” e extrema eficiência em termos de consumo de energia. A arquitetura será a grande rival dos Atom, da Intel, consumindo menos de 1 Watt em seu modelo mais econômico. Os notebooks mais rápidos e desktops de baixo custo terão ainda 90% das funcionalidades de um chip convencional em somente metade do espaço físico. Ao contrário dos Atom atuais, os Bobcat suportarão uma manipulação mais flexível de instruções, trabalhando de forma similar, em velocidade, a um processador comum.

O primeiro chip Bobcat da AMD, apelidado de Ontario, será um exemplar dual-core e terá suporte integrado a DirectX 11 (OpenGL 4.0). Ele chegará ao mercado no final do ano, e mais futuramente será acompanhao por modelos mais avançados. Empresas como a HP e Dell provavelmente serão as primeiras a adotarem o hardware da AMD.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X