Rodando o Ubuntu no Nexus One (Android)

Rodando o Ubuntu no Nexus One (Android)

É reduntante duzer que os smartphones estão ficando cada vez mais poderosos, a ponto de já começarem a rivalizar com os netbooks em algumas áreas (como na reprodução de vídeos, onde em breve teremos modelos capazes de reproduzir vídeos HD, ligados a uma TV através da porta HDMI). Entretanto, esta foto chama a atenção para uma nova fronteira:

À primeira vista pode parecer uma montagem ou alguma modalidade de acesso remoto, mas realmente se trata de uma cópia local do port ARM do Ubuntu, rodando a partir do cartão de memória.

Por enquanto a imagem é compatível apenas com o Nexus One e o HTC Evo 4G (dois aparelhos ainda extremamente incomuns no Brasil), mas se por acaso tiver com um deles por perto, pode fazer a instalação seguindo as instruções do: http://nexusonehacks.net/nexus-one-hacks/how-to-install-ubuntu-on-your-nexus-oneandroid/

Além de rodar aplicativos, é possível também rodar serviços de rede, transformando o smartphone em um pequeno servidor, acessível através da rede wireless:

Instalado dessa forma, o Ubuntu roda como um aplicativo dentro de um chroot no Android, o que permite que o aparelho mantenha suas funções normais de telefone, sem que você precise substituir o firmware original. O Ubuntu roda em background dentro de um chroot e a interface gráfica é acessada via VNC, da mesma forma que temos ao utilizar o User-mode Linux em um desktop.

Caso esteja interessado, é possível também rodar o Windows 3.1 (e também aplicativos MS-DOS em geral) no Nexus One através do aDOSBox, seguindo os passos do: http://mobiputing.com/2010/05/run-windows-3-1-on-an-android-phone-with-adosbox/

Naturalmente, rodar o windows 3.1 em modo real não tem muita utilidade hoje em dia, mas não deixa de ser uma possibilidade curiosa. Com o crescimento da aceitação dos aparelhos com o Android e as melhorias nas telas, processamento e memória, se prepara ver cada vez mais hacks como este.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X