Publicado segundo alpha do Ubuntu 10.10

Saiu o segundo alpha do Ubuntu 10.10, codename Maverick Meerkat.

Ele vem com o kernel 2.6.35 (com algumas melhorias de segurança). Há mais avanços no cloud-init, processo configurável de inicialização das imagens para o Ubuntu Server. O sistema de arquivos Btrfs é suportado oficialmente, sendo possível escolhe-lo na instalação durante o particionamento manual – desde que a partição /boot use algum outro sistema de arquivos. No momento (alpha 2) isso só funciona para o “alternate CD”, o CD de instalação sem modo live.

Do lado das aplicações gráficas ainda não foram definidas grandes mudanças, basicamente a imagem inclui versões recentes dos programas. Gnome 2.31 (com o dconf e novas configurações), KDE 4.5 RC1 e Qt 4.7. A interface Unity será padrão na edição Netbook.

Mais detalhes estão nas notas de versão. Como sempre, não é recomendável para instalação e uso como sistema principal, já que é alpha, em desenvolvimento. Todavia o liveCD com KDE 4.5 RC pode ser uma boa opção para testar a nova versão do KDE, que caminha para uma versão estável – afinal o 4.0 e várias compilações seguintes todo mundo sabe que foi sendo adotado prematuramente, trazendo problemas de estabilidade diversos.

Os links de download podem ser vistos na mesma página das notas, já que há vários links, para as diferentes edições.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X