Pesquisador desenvolve conceito de ‘mouse invisível’

Com a chegada das telas multi-touch, muitos devem estar se perguntando qual o destino do nosso velho e amigo mouse. Qual seria o próximo passo desse bichinho na ‘evolução’ da tecnologia? Pranav Mistry, do “Fluid Interfaces Group”, do “Media Lab”, por sua vez do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) afirma que o mouse poderá finalmente perder seu ‘corpo’.

Ao invés de gastar algum dinheiro com componentes eletrônicos, Mistry reuniu um laser infravermelho e um sensor de câmera que traduz os movimentos dos dedos nos respectivos movimentos do cursor e os cliques na tela. Basicamente, tudo o que o usuário tem a fazer é fingir que está segurando um mouse “invisível”, e mover as mãos e os dedos de acordo com esse ‘teatro’.

No vídeo de demonstração abaixo, o sistema funciona com sucesso, e interpreta inclusive os cliques com os botões esquerdo e direito, apesar do rastreamento do mouse ter ficado com um pouco de atraso. Claro, se trata apenas de um protótipo, e Mistry disse que, aperfeiçoando alguns algoritmos, há a possibilidade de múltiplos gestos simultâneos.

O mesmo pesquisador também está por trás da tecnologia de interface sem mouse SixthSense, além de outros projetos focados no mundo real. Mais detalhes podem ser vistos na página do projeto.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X