HomePlug publica mais detalhes sobre o AV2, nova geração da especificação

HomePlug publica mais detalhes sobre o AV2, nova geração da especificação

A “HomePlug Powerline Alliancepublicou ontem avanços na sua especificação para redes HomePlug AV2. O “Technical Working Group”, ou o grupo técnico de trabalho da aliança trouxe a tecnologia MIMO para os sistemas Powerline para maiores velocidades e abrangência, além da eficiência Medium Access Control (MAC) melhorada e aumento do espectro operacional. O AV2 terá cobertura maior, oferecendo inclusive repetição e roteamento para redes com três ou mais pontos.

Tais mudanças farão o AV2 ser quase cinco vezes melhor no desempenho, se comparado com os atuais produtos HomePlug AV. O AV2 será totalmente compatível com os atuais produtos HomePlug AV e com os futuros HomePlug Green PGY e IEEE.

A rede de computadores através da rede elétrica é atualmente utilizado por alguns provedores de banda larga, especialmente no exterior, onde atua entre modems e set-top boxes para reduzir os custos e ainda suportar serviços como voz, TV e Internet (quase como a NET faz com o cabo coaxial no Brasil, mas sem oferecer energia elétrica por ele, claro). Os sistemas podem transmitir vídeo HD em 1080p, Internet banda larga, jogos via Internet e vídeo de câmeras de segurança em uma rede elétrica existente.

A HomePlug planeja publicar a especificação AV2 final em abril de 2011. Se você não sabe ou não lembra como funciona este tipo de tecnologia, leia um artigo sobre o assunto, publicado aqui no GDH.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X