Google altera licença do WebM para BSD: agora mais seguro contra processos

Após muita confusão, o Google alterou a licença de seu padrão de vídeo online, baseado em HTML 5, WebM, para ajudar a proteger os usuários contra possíveis processos sobre patentes. Os termos foram reformulados para agora simplesmente negar o acesso às patentes se caso algum processo derrubá-las. Anteriormente, a licença cortaria todos os direitos, bloqueando qualquer usuário da patente de usá-la completamente.

Essa alteração evita que quem usa o WebM seja afetado por um possível processo, e que estes percam mais direitos que o necessário. É útil aos desenvolvedores, afinal, desloca parte da responsabilidade para o Google. Vale lembrar que a licença do WebM possuía incompatibilidades com a GPLv3 e GPLv2, e a partir de agora o padrão segue sob licença BSD.

Mas ainda cabe ressaltar que a alteração na licença do WebM não tira a Apple, MPEG-La e outras empresas da jogada, que afirmam que o WebM infringe patentes e que a sua proposta de ser livre de royalties seria inválida. Essa briga ainda vai dar muito “pano pra manga”.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X