Drive híbrido da Hitachi, para laptops, combina SSD e leitor Blu-Ray

Drive híbrido da Hitachi, para laptops, combina SSD e leitor Blu-Ray

Os entusiastas da área de informática estão, a medida que os SSDs estão se barateando, instalando em seus PCs soluções híbridas: rápidos e eficientes SSDs para o sistema operacional e aplicativos, e um velho, seguro e mecânico disco rígido para os arquivos pessoais e outros dados. Mas essa não tem sido uma opção muito viável aos usuários de laptops, que ficam presos a uma baia somente. Mas a Hitachi quer resolver esse problema com o HyDrive (de Hybrid Drive), um leitor Blu-Ray bem fino, com um SSD embutido nele.

Os modelos do HyDrive, programados para entrarem no mercado em agosto, estarão disponíveis em modelos de 32 e 64 GB de armazenamento no SSD. Ainda não é certo qual controlador será usado na interface do armazenamento Flash (SSD), mas segundo o site oficial, o HyDrive possui uma taxa de leitura e escrita máxima de 175 e 60 MB/s, respectivamente. Já a unidade de processamento de leitura aleatória de 4KB roda a 6 MB/s.

Já olhando pelo outro lado da moeda, quer dizer, do outro lado do drive (ou será dos drives?) o leitor óptico do HyDrive pode ler discos Blu-Ray a 4.8X, e gravar DVDs convencionais a 8X.

É esperado que a Asus use o HyDrive em seus sistemas “tudo-em-um” Eee Top, e a AMD afirma que oferecerá suporte ao drive híbrido em sua série “8” de chipsets. Há ainda a notícia que um HyDrive de segunda geração, possivelmente com uma interface SATA de 6 Gbps e até 256 GB de armazenamento, aparecerá no futuro notebook de desempenho superior da Asus, a N61DA.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X