Sony revela tela OLED extramente fina, que pode ser enrolada

Sony revela tela OLED extramente fina, que pode ser enrolada

A Sony revelou um protótipo de tela OLED flexível que é tão fino que pode ser enrolado em um cilindro com o diâmetro de um lápis, mesmo assim mostrando imagens com todas as cores. A tela de 4,1 polegadas possui resolução de 432×240 pixels, semelhante às oferecidas por muitos celulares, e possui uma espessura na escala micrométrica, aproximadamente a largura de um fio de cabelo humano. A tela OLED “enrolável” possui taxa de contraste de 1000:1 e nível de brilho a 100 cd/m².

Para criar uma tela desse tipo, a Sony usou um novo semicondutor orgânico, desenvolvido por ela mesma, chamado de peri-Xanthenoxanthene (PXX), que é resistente ao oxigênio, umidade, luz e exposição ao calor. A nova tela também é o primeiro transistor orgânico flexível do tipo OTFT (organic thin-film transistor) que usa um circuito gate-driver flexível, permitindo à Sony não precisar dos ICs rígidos que são tipicamente usados em telas.

O vídeo abaixo mostra a tela sendo enrolada e desenrolada em torno de um cilindro de 4 milímetros de diâmetro. Embora a qualidade da imagem não seja perfeita, sendo algumas linhas verticais e horizontais ainda visíveis, a tela obviamente representa um grande marco nesta área da tecnologia. A novidade da Sony será exibida no simpósio internacional da “Society for Information Display”, em Seattle, nos EUA.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X