A situação do OpenSolaris é complicada. Além dos atrasos na versão 2010 a Oracle é criticada pelas suas ações, como alterações na licença e falta de experiência com uma vasta gama de software como tinha a Sun.
Talvez como resultado disso (e também da pequena quantidade de usuários) a Opera anunciou o fim do seu navegador para Solaris.
No anúncio não há nada falando das atitudes (ou falta delas) da Oracle, mas veio numa hora crítica. A empresa irá manter o foco de desenvolvimento UNIX nas versões para Linux e FreeBSD, para manter a versão 10.5x compatível em recursos e velocidade em todas as plataformas suportadas o mais rápido possível.
Quem usa o Solaris ou um derivado dele no desktop deve ter ficado triste, mas pelo visto trabalhar na versão para esse sistema estaria sendo perda de tempo para a Opera. Tempo esse que, se aplicado para as outras plataformas, será melhor aproveitado e mais produtivo.