AMD Phenom II de seis núcleos terá tecnologia Turbo Core

AMD Phenom II de seis núcleos terá tecnologia Turbo Core

A AMD revelou que em breve lançará o processador Phenom II de seis núcleos, e este trará uma novidade que soa como música aos ouvidos de muitos: o Turbo Core. Sim, o nome lembra muito o Turbo Boost da Intel, lançado juntamente com a arquitetura Nehalem, onde em suma os núcleos podem sofrer overclock em determinadas condições. Isso faz o desempenho melhorar, já que a carga de trabalho é processada mais rapidamente com os núcleos ativos em frequência ampliada.

img1

O Turbo Core da AMD faz basicamente o mesmo, aumentando a frequência de três núcleos ativos em até 500 MHz, sem a necessidade de softwares e drivers especiais. A tecnologia estará disponível e ativa nos futuros Phenom II X6, e será compatível com todas as placas-mãe de soquete AM3.

A tecnologia trabalha colocando três núcleos em um modo mais parrudo somente quando o consumo de energia está inferior ao TDP padrão. A entrada neste modo não significa necessariamente que os três núcleos são “overclockados” em 500 MHz; a frequência sobe de acordo com a carga de trabalho a ser processada. Quando o Turbo Core está ativo, o Cool ‘n’ Quiet continua funcionando, e cada núcleo pode operar em qualquer frequência que não ultrapasse a máxima, mas não necessariamente fica na máxima absoluta.

img2

Outro ponto é que os núcleos são precisam operar na mesma frequência: quando três ou mais núcleos do Phenom II X6 estão sob baixa utilização, o processador determina que pode entrar no modo Turbo Core, e os núcleos ativos poderão ter a frequência ampliada. Em suma, a TDP do processador de maneira alguma será ultrapassada, e os limites elétricos continuam o mesmo.

img3

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X