Publicado beta 1 do Ubuntu 10.04 LTS (Lucid Lynx)

Por:
Publicado beta 1 do Ubuntu 10.04 LTS (Lucid Lynx)

A Canonical publicou o beta 1 do Ubuntu 10.04, com nome interno Lucid Lynx. Ele deve ser lançado em abril e será LTS, um sistema com tempo de suporte estendido: 3 anos nos desktops e 5 nos servidores, como de costume.

Há várias atualizações que deixam o Ubuntu ainda melhor, distro famosa por ter levado ao mundo o conceito de “sistema fácil de usar”, “para todos”, ou como a própria Canonical define, “Linux para seres humanos”. A alteração mais visível, naturalmente, é o ambiente gráfico com novo tema.

bt1

bt2

O painel do Gnome recebeu umas personalizações a mais na área de notificação de programas, além do “Me Menu“, que permite alterar o status e definir mensagem para várias redes sociais de uma vez (ele funciona junto com o Gwibber). O Ubuntu traz também o Pitivi, editor de vídeos, em contrapartida eliminou o GIMP – conhecido por ser sofisticado demais para as necessidades de usuários casuais. A remoção do GIMP é no liveCD padrão, mas nada impede que o usuário instale ele via apt-get ou pelo gerenciador de aplicativos.

Uma mudança que já recebe inúmeras críticas foi a troca da posição dos botões de fechar, minimizar e maximizar/restaurar janelas. Eles ficam à esquerda, com uma disposição não muito convencional (maximizar/restaurar em primeiro, minimizar em segundo e fechar em terceiro). Isso ainda vai gerar muita discussão.

Entre outras coisas vale destacar: versões recentes do Gnome e KDE 4.4; kernel 2.6.32; remoção completa do HAL (o que oferece uma melhor experiência de boot); nova versão do likewise-open (que provê autenticação e suporte a servidores do Active Directory); novo driver padrão open source para hardware da Nvidia, e suporte melhorado nos drivers proprietários dela; sincronização com o Ubuntu One, serviço de armazenamento online da Canonical; loja de música do Ubuntu One, com milhões de músicas para compra com interface integrada ao Rhythmbox e ao armazenamento do Ubuntu One (afinal mantenedores de software livre gratuito também precisam sobreviver :P); Yahoo ou Google como buscador e home padrões, à critério do usuário; melhorias no Ubuntu Enterprise Cloud (UEC).

O beta não está pronto para uso em ambiente de produção, mas já dá um bom preview dos recursos com mais estabilidade. Eu tentei configurar o Gwibber para atualizar o Twitter pelo menu mas ele travava e era fechado logo no primeiro passo. Como é beta, essas coisas são esperadas.

Download:

http://releases.ubuntu.com/releases/10.04/

Notas de versão:

http://www.ubuntu.com/testing/lucid/beta1

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X