Microsoft divulga detalhes e compilação pública do IE9

Por:
Microsoft divulga detalhes e compilação pública do IE9

Muitos comentários são feitos sobre o IE9, a prometida versão do Internet Explorer em que a Microsoft vai aplicar mudanças radicais no motor do programa. Até o IE8 temos mais uma remodelada na interface do que alterações significantes, embora é de se reconhecer que o IE8 é o “menos pior” dos IEs, digamos assim.

Essa semana na conferência MIX a MS disponibilizou ao público um preview (instalável, não apenas teórico!) do que será o IE9, e claro, divulgou várias informações.

Depois de tantos anos pode-se dizer que o IE está sendo totalmente reescrito. Quando não havia concorrência os desenvolvedores do IE não tinham pressa em implementar padrões novos, além de modificarem os padrões ao seu próprio gosto. Firefox avançando em popularidade, Chrome, Safari, Opera ficando mais rápido… Tudo isso junto fez a MS se mexer.

O IE9 terá um novo motor de scripts, chamado Chakra. Ele compila o código Javascript usando outro núcleo do processador (se disponível, claro), pensando em obter um melhor desempenho do que se fosse como um processo tradicional. Há vários avanços, já que há intenção de suportar muita coisa do HTML 5, DOM e CSS 3. O IE9 no estado em que se encontra atingiu 55 pontos (de um máximo de 100) do teste Acid3, uma marca considerável, visto que o IE8 dizem que fica nos 20 – enquanto Opera e Chrome chegam aos 100 e Firefox quase lá (aqui no meu computador com Windows 7 de 64-bit o IE8 pára nos 12 pontos, e fica dando erro de que parou de responder e será fechado pelo Windows). Sobre o HTML 5 a Microsoft promete ser cautelosa, aplicando recursos que deverão fazer parte das especificações finais com certeza, pois o HTML 5 ainda não está pronto.

Rodando o teste Webkit Sunspider o IE9 ficou entre o Safari 4.0.5 e o Firefox 3.7 alpha 2 (quanto menor, melhor):

ie9

Os resultados em geral variam dependendo da configuração de hardware e de outros processos em execução durante o teste, mas geralmente não apresentam grandes distorções da realidade.

Uma coisa interessante é que o IE pretende aproveitar mais a GPU para renderizar gráficos. Segundo a Microsoft isso não vai fazer ele ficar pior em computadores baratos, já que as GPUs onboard poderão fazer o trabalho de certa forma bem feito, sem prejudicar o processador principal. Num teste com logotipos de vários navegadores que se movimentam segundo o cursor do mouse, o IE9 se deu melhor do que todos os concorrentes – pois usa funções da GPU para lidar com a transparência e efeitos das imagens, enquanto que os outros usam a CPU, com instruções genéricas não otimizadas para tal tarefa. A página pode ser acessada nesse link, você verá que em geral seu navegador atual não vai conseguir obter uma taxa de FPS tão agradável. No Chrome o desempenho da animação aqui foi terrível, enquanto que no Firefox e Opera pode-se considerar razoável dependendo do seu processador.

Há vários outros testes publicados pela MS para comparar o desempenho dos navegadores. No endereço abaixo há também a opção de instalar o preview do IE9:

http://ie.microsoft.com/testdrive/Default.html

Ele deverá ser atualizado a cada 8 semanas, com base nos feedbacks de usuários. Na verdade o público alvo é formado por desenvolvedores e entusiastas. O IE9 está longe de estar pronto, nem mesmo a interface foi trabalhada – apenas o motor:

ie92

Ele foi publicado com o nome “Internet Explorer Platform Preview”. Segundo a MS essa forma de atualização é melhor do que as compilações quase diárias, conhecidas como nightly builds, já que elas podem apresentar instabilidades, além de terem outros pontos negativos.

Em suma o IE9 deverá suportar HTML 5, CSS 3, SVG (não todos os recursos possibilitados pelo SVG, mas quase), aproveitar aceleração por GPU e ser rápido, muito rápido. Parece que finalmente a Microsoft está aprendendo como um navegador deve ser feito, acompanhando a evolução da web que os desenvolvedores de sites tanto querem. Muita gente deixa de implementar algum recurso interessante no site porque a forma de trabalho do IE é diferente da forma de trabalho dos demais navegadores; para fazer um “Google Maps”, por exemplo, o trabalho na programação da renderização é quase que dobrado, para entregar a página montada corretamente tanto no IE como nos outros.

Não se sabe quando o IE9 será lançado. Como o IE7 veio com o Windows Vista e o 8 com o 7, dá para supor que o IE9 virá com o Windows 8, mas nada oficial foi divulgado sobre datas.

Veja mais no blog do IE:

http://blogs.msdn.com/[…]first-ie9-platform-preview-available-for-developers.aspx

O ArsTechnica publicou um bom review também, vale a pena conferir.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X