Pinta, um clone do Paint.NET feito em GTK+

Por:
Pinta, um clone do Paint.NET feito em GTK+

Usuários de Linux sofrem com a falta de um programa de edição de fotos para uso doméstico, que permita realizar boa parte das tarefas comuns sem precisar usar um editor mais sofisticado, como o GIMP – que concorre com o Photoshop, não com programas como o Paint.NET, um gratuito que existe para Windows. Na verdade não podemos generalizar a falta para todos os usuários de Linux, mas para quem usa distros baseadas em Gtk, como o Ubuntu. Usuários do KDE contam com o Kolourpaint, editor básico, e o Krita, que faz parte do KOffice.

Para um usuário normal de Linux não é complicado instalar as dependências e rodar o Krita no Gnome, mas é inviável incluir o programa num sistema com imagem de no máximo 700 MB que venha com o Gnome, caso do Ubuntu, Fedora e tantas outras distros. A “falta” do editor gráfico complica ainda mais quando o Ubuntu anunciou que removeria o GIMP do seu liveCD, ele é um software grande e específico, muita gente iniciante reclama que é difícil usar.

Essa falta está para acabar: Jonathan Pobst, um funcionário da Novell, criou o Pinta, um editor básico similar ao Paint.NET usando Gtk+ com o Cairo.

pinta

Ele começou do zero fazendo um plano para desenho muito simples, mas foi adicionando ferramentas rapidamente, e o editor chegou à versão 0.1, agora disponibilizado ao mundo. Como é feito em Gtk+, há grandes esperanças na facilidade para compilá-lo para outras plataformas, incluindo Windows e Mac OS X.

Há um pacote RPM para o Suse, mas é fácil convertê-lo para DEB com o alien. Para outros casos pode ser necessário recompilar a partir do código fonte, ou tentar extrair os arquivos do pacote (rpm ou deb convertido).

Ainda falta muita coisa no programa, mas tudo indica que ele terá ótimas chances de ser o editor de imagens padrão em várias distros, sendo voltado ao público doméstico em geral que edita basicamente fotos. As aplicações mais específicas, é claro, continuam com todos os seus méritos para usuários intermediários e avançados.

Um editor de imagens básico também faz falta na instalação padrão do Windows, visto que o Paint é básico ao extremo, e os recursos oferecidos pelo visualizador de imagens também não são muito sofisticados. A diferença é que para Windows há uma grande quantidade de aplicações gratuitas, pequenas e simples de serem baixadas. Como comentado (e como sabem) o Kolourpaint e Krita são ótimos, mas são inviáveis para serem embutidos em várias distros não baseadas no KDE, por questões de bibliotecas necessárias e espaço.

Site do programa:

http://pinta-project.com/

Veja o anúncio:

http://jpobst.blogspot.com/2010/02/over-holiday-break-i-stumbled-upon-this.html

Via OS News

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X