IBM desenvolve fita magnética de 35 TB

A IBM, na sexta passada, afirmou que alcançou um recorde em densidade de dados em área, em fitas magnéticas lineares. A gigante da informática gravou dados em um protótipo de fita magnética com camada dupla de ferrite de bário, com uma densidade de 29,5 bilhões de bits por polegada quadrada, ou seja, 39 vezes mais densa que as atuais fitas magnéticas. Novas tecnologias, empregadas na fita, foram desenvolvidas para alcançar este objetivo em três anos, em conjunto com a Fujifilm.

Embora a fita seja um dos métodos mais antigos de backup de dados, com mais de 60 anos, é também o mais barato. Comparando o preço por gigabyte, o backup em mídias digitais custa de 5 a 10 vezes mais que as fitas, e isso em uma grande empresa faz muita diferença, ao mesmo passo que as fitas são muito econômicas, em termos de consumo de energia. Um simples cartucho da nova fita da IBM pode armazenar até 35 TB de dados não comprimidos.

Os ganhos foram obtidos através de melhorias na precisão do controle da posição dos cabeçotes de leitura e escrita, resultando em 25 trilhas a mais em uma fita de 0,5 polegada. Houve ainda a integração de novos métodos de detecção avançada, aprimorando a precisão da leitura. E, desenvolvido pela IBM Research, também foi usado um novo cabeçote de leitura/escrita de baixa fricção.

Não há previsão de comercialização da nova fita de dados.

Fontes:

http://www.electronista.com/articles/10/01/22/ibm.fujifilm.develop.u…

http://www.theinquirer.net/inquirer/news/1588482/ibm-breaks-tap…

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X