AMD acusa Nvidia de não aproveitar melhor a CPU com o PhysX

Por:

Segundo uma entrevista postada no Bit-Tech.net, a AMD está acusando a Nvidia de desativar intencionalmente o suporte a vários núcleos de processamento da CPU na API do PhysX. Com isso há um destaque articial para as GPUs da Nvidia, já que boa parte do poder de fogo dos processadores atuais simplesmente seria desperdiçada.

A entrevista foi com Richard Huddy, gerenciador global de relações com desenvolvedores da AMD. Segundo ele quando a Nvidia comprou a Ageia, em 2008, o aproveitamento multicore do PhysX era melhor. Agora o recurso não usa tudo o que poderia usar das CPUs, deixando vários núcleos ociosos, usando um ou talvez no máximo dois. A acusação é clara no sentido de atacar a concorrente que supostamente faz isso para ganhar dinheiro com a venda pela “marca”, sendo que o produto poderia ser melhor. Mas se fosse melhor, mostraria que não é tão eficiente assim, já que estaria usando para uma boa parte do trabalho a própria CPU, contradizendo os objetivos do PhysX…

A AMD acredita que os ganhos de desempenho exibidos pela Nvidia com as evoluções do PhysX são artificiais, e que seria perfeitamente possível executar o código do PhysX (se bem codificado) pela CPU, sem precisar de uma GPU “rotulada” como potente apenas para tomar o lugar da CPU e passar por cima das concorrentes com puro marketing.

A AMD está trabalhando com várias empresas para melhorar continuamente o desempenho do processamento de física nos seus chips gráficos, mas o PhysX da Nvidia geralmente se sai melhor em jogos populares otimizados para tal (ou seria melhor dizer “patrocinados”?).

Como é uma empresa falando mal da grande concorrente, pode até ser que tenha sido um exagero tentando puxar a sardinha para a própria AMD, dizendo que a Nvidia “é do mal”. A briga entre grandes fabricantes não é de hoje, e geralmente quem ganha sempre é o consumidor. Seja lá como for, seria interessante que a Nvidia desse uma explicação sobre deixar os vários núcleos da CPU ociosos enquanto poderiam estar ajudando no processamento.

A parte entrevista que fala disso:

http://www.bit-tech.net/bits/interviews/2010/01/06/interview-amd-on-game-development-and-dx11/5

Fonte: XBit-Labs

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X