ReactOS propõe grande mudança de subsistema Win32

ReactOS propõe grande mudança de subsistema Win32
O ReactOS, “um sistema operacional independente que tenta ser compatível com as aplicações do Windows”, está prestes a ter várias mudanças, principalmente pelo fato de que, mesmo com o esforço de pouco mais de 30 pessoas ao longo de 10 anos, a compatibilidade com aplicativos Windows ainda é pequena.

Aleksey Bragin, coordenador do projeto, anunciou uma solução que promete acabar com os maiores problemas do ReactOS. Como me disse Marcos Elias, até que enfim a equipe viu que estava duplicando o trabalho do pessoal do Wine: o ARWINSS tenta utilizar ao máximo o código do Wine no sistema. Sua arquitetura incluirá drivers GDI que permitirão, dentre outras funções, acesso a servidores X remotos, novos grivers gráficos, etc.

A principal novidade é a integração da camada especial de abstração do Wine, abstraindo todos os detalhes X11 específicos em uma biblioteca independente. O ARWINSS terá uma série de vantagens, trazendo o nível de suporte a aplicativos atualmente suportado pelo Wine: 13495 programas, além de muitos outros que ainda não estão na base de dados. Além disso, o projeto ReactOS poderá contar com os resultados de uma equipe muito maior, que está trabalhando nisso há mais de 15 anos.

O ARWINSS já tem uma versão prévia disponível através do SVN do ReactOS, e de quebra corrige automaticamente vários bugs do sistema. Bragin espera que em breve haja vários novos recursos no ReactOS, incluindo completo suporte a impressão, e que depois da integração do ARWINSS, quem sabe o ReactOs entra em estágio beta.

Fonte:

http://www.osnews.com/story/22750/ReactOS_Proposes_Radical_New_Win32_Subsystem

Anúncio:

http://www.reactos.org/archives/public/ros-dev/2010-January/012709.html

Mais sobre o ARWINSS [PDF]:

http://www.reactos.org/media/docs/2010/arwinss.pdf

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X