China solta primeira resposta pública à mensagem do Google

Por:

A China apresentou a primeira resposta pública à recente mensagem do Google sobre seu descontentamento com a censura no país. A declaração à imprensa foi dada por Jiang Yu, ministro das relações exteriores, mas não adianta muita coisa – apenas diz que estão abertos a conversar com a empresa.

Segundo ele a internet é “aberta” na China, empresas estrangeiras são bem vindas desde que trabalhem dentro da lei, como ocorre em outros países. Ele também falou que as leis da China condenam os ataques cibernéticos e todas as formas de ataques hackers.

Quando o Google lançou o google.cn na China em 2006, concordou com o governo em ocultar os resultados das buscas que ele (o governo) quisesse, o que incluía manifestações históricas, protestos contra o poder e a religião, enfim, o que todo mundo já deve ter ouvido em algum lugar.

A China é o país com mais usuários de internet no mundo (estimativas apontam 350 milhões), apesar de tanta restrição. O Google detém cerca de 1/3 do mercado de buscas no país, perdendo feio para o concorrente Baidu, que tem mais de 60% de participação. A empresa não quer largar “o osso”, mas afirmou que o fará se o governo insistir em manter a censura no buscador. Apesar disso nada foi feito ainda no google.cn para liberar os filtros, é quase certo que não entrarão em acordo e o Google fechará as portas por lá – mas o governo chinês vai tentar segurar. Vamos ver se é agora que o Google vai perder o rótulo “Don’t be evil”, ou se consegue aguentar mesmo mediante uma grande pressão comercial.

Referência: BBC

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X