blank blank

Primeiro smartphone com Atom (Moorestown) vem aí

Por:
Primeiro smartphone com Atom (Moorestown) vem aí

Há um bom tempo a Intel fala em smartphones com processadores x86, mas só agora apresentou algo efetivamente concreto, que pode criar uma nova classe de dispositivos ou chamar a atenção de entusiastas. Se não criar uma “nova classe”, pode pelo menos popularizar os MIDs, que ainda não decolaram pra valer. Na Consumer Electronics Show, em Las Vegas, a empresa demonstrou o primeiro smartphone com base numa versão do processador Atom, um modelo da LG. A plataforma tem o nome de código Moorestown, e usa uma solução com o Atom, só que otimizado para consumir menos energia e com mais recursos integrados. Os planos anteriores da empresa também incluíam o uso em UMPCs e MIDs (na verdade a idéia inicial aparentava ser essa).

O modelo exibido foi o LG GW990, com tela de toque de quase 5 polegadas a 1020 x 480, duas câmeras e capacidade de reprodução de vídeo em alta qualidade (pelo menos 720p). A maior vantagem destacada pela Intel é a capacidade multitarefa. O modelo exibido usa 16 GB de memória flash, 512 MB de RAM e uma versão do Moblin, mas pelo que parece a LG poderá disponibilizá-lo com outros sistemas depois.

A plataforma Moorestown deve ser lançada no primeiro semestre deste ano, enquanto que os primeiros dispositivos com ela devem sair no segundo.

O sistema é formado por um sistema num chip codenomeado Lincroft, tendo no mesmo grupo o processador de 45nm, controladores gráfico e de memória, e decodificação de vídeo via hardware. O hub I/O, responsável pela comunicação com o “mundo externo” ao chip, tem o codename Langwell, e permite usar uma grande variedade de portas incluindo rede wireless, armazenamento e claro, telas, além de várias funções internas na comunicação entre os componentes do aparelho.

O aparelho fica entre um MID (Mobile Internet Device) e celular avançado, podendo ser definido como um smartphone bem “poderoso”. Seria melhor a Intel esperar terminar o Atom de 32nm, mas a primeira safra vai com o atual mesmo.

lg

A data de lançamento do LG GW990 não foi divulgada. É bem provável que os primeiros dispositivos baseados na nova plataforma ainda estejam mais para MIDs do que smartphones.

No EnGadget (link abaixo) há um vídeo dele em ação.

Via EnGadget e X-Bit Labs

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário