Samba 4 pode aparecer em relativamente pouco tempo

Por:

No dia 25 foi postado no blog da equipe do Samba um resumo do que esperam para o Samba 4, que vem sendo trabalhado por mais de 5 anos. A parte referente ao Active Directory atingiu um nível que pode ser utilizada sem maiores problemas, inclusive tendo sido usada em produção em vários locais de testes.

Os desenvolvedores pretendem pegar a parte do servidor de arquivos e impressão do Samba 3, além do winbindd, e mesclar com o código do Samba 4 Active Directory, produzindo um produto final capaz de funcionar como servidor de arquivos e impressão, serviço de mapeamento, e compatível com controladores de domínio do Active Directory. O servidor de arquivos contém diversas atualizações para lidar com as versões atuais do Windows, incluindo o protocolo SMB2 e suporte completo para a ACL (lista de controle de acesso, basicamente as permissões de arquivos em partições NTFS).

Isso vai exigir uma boa dose de trabalho, mas deverá ser possível atingir em 2010, segundo a postagem. Enquanto isso o Samba 3 continuará sendo atualizado, normalmente mantendo o ritmo de uma versão estável a cada seis meses. Essas atualizações não terão grandes inovações, trazendo basicamente correções e manutenção do código, já que as novidades mesmo são pensadas para o Samba 4.

Leia o post completo:

http://news.samba.org/developers/Samba_Team_Blog_3/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X