As novidades do próximo Opera, o 10.50

Por: Julio Cesar Bessa Monqueiro
Foi lançado na semana passada o novo Opera 10.50 pre-alpha, que contém os futuros novos recursos do navegador, quando chegar à versão final. É uma versão de desenvolvimento, que deve ser usada somente para testes, não sendo recomendado para o dia-a-dia.

As novidades são muitas, e desta vez as principais são internas. Vale lembrar que o Opera é um dos navegadores mais velozes, principalmente no que se refere a JavaScript, mas ainda não é o bastante para o time de desenvolvimento. A versão 10.50 inclui o Carakan como novo motor JavaScript do navegador, sendo 7x mais rápido que o motor antigo, o Futhark, no Windows.

Há ainda atualização do motor de renderização, para o Presto 2.5, que contém várias melhorias, incluindo suporte a transições e transformações CSS3, e mais recursos HTML5, como armazenamento persistente. A biblioteca gráfica também foi alterada, com a inclusão do novo Vega, que aumentou a velocidade de processamento dos objetos gráficos na tela. O Vega pode ainda ser acelerado via hardware.

Dentre as melhorais estéticas, estão a integração muito maior com os efeitos Aero Glass do Windows 7 e Vista; já no Windows 7, foi adicionado suporte ao Aero Peek e Jump List, permitindo o acesso a vários recursos do Opera diretamente da barra de tarefas. No Mac houve a rescrita em Cocoa, resultando também em uma integração muito maior: barra de tarefas unificada, botões e barras nativos, gestos multi-touch, e vários outros detalhes, como o suporte às notificações Growl.

Outros novos recursos incluem a navegação privada, tanto para abas em isolado, quanto para janelas completas. As caixas de diálogos, como de alertas em JavaScript, autenticação HTTP, etc, agora aparecem como uma página da Web, integrados na janela. A barra de endereços agora também está mais inteligente, com pesquisas mais eficientes. Por último, uma novidade inspirada em um conceito popularizado pelo Chrome: o menu em um único botão, assim como será no Firefox 4.0

Há disponível somente versões para Windows e Mac. A versão Linux será publicada daqui alguns dias, segundo o anúncio oficial.

Em breve será publicado aqui no GDH um artigo sobre as funcionalidades do Opera, especialmente aquelas que ninguém conhece ou usa 🙂

Anúncios:

labs.opera.com

my.opera.com

Download:

Windows MSI

Mac OS X (Intel)

Fonte:

osnews.com

Sobre o Autor