Chrome beta para Linux e Mac foi publicado hoje

Por:
Chrome beta para Linux e Mac foi publicado hoje

Compilações em desenvolvimento do Chrome para Linux e Mac já existiam há um bom tempo, mas ainda eram bastante instáveis. Hoje foi liberado o tão aguardado beta para Linux e Mac, indicando um amadurecimento e tanto no projeto. Para Windows existe desde o começo (02/09/2008). O navegador foi pulando rapidamente de versão, de forma que a 4 está em desenvolvimento atualmente. Apesar disso ele ainda não tem tantos recursos como navegadores já bem estabelecidos, como Firefox, Opera e o atrasado IE. Suporte a extensões deve aparecer na versão 4 final, aí quem sabe muita gente que usa o Firefox exclusivamente por causa de um complemento passe a ver o Chrome com outros olhos.

Enfim, demorou mas saiu. Ao acessar o www.google.com/chrome usando um navegador no Linux ou Mac é exibida a versão correspondente:

chrome

chrome2

chrome3

Para Linux o Google empacotou nos dois formatos de pacotes mais usados, .deb (Debian, Ubuntu e derivados) e .rpm (Fedora, OpenSUSE, etc). Nos Macs é necessário ter o Mac OS X Leopard ou Snow Leopard, apenas em plataforma Intel.

Pessoalmente tenho usado o Chrome desde o dia em que saiu o primeiro beta para Windows, me dei bem com o visual simples e gostei da velocidade. Velocidade essa que é um ponto forte dele, o isolamento de abas em processos independentes também – apesar de consumir mais memória do que os browsers que usam um processo único para todos os sites abertos. Para aqueles que reclamam do Iceweasel, Seamonkey ou mesmo dos consagrados Firefox e Opera (há gostos para tudo…), é sempre bom ter uma outra grande alternativa de navegador no Linux.

O Google apresenta o navegador novamente com uma história em quadrinhos 🙂

quadrinhos

https://www.google.com/chrome/intl/en/w00t.html

A repercussão foi tanta que entrou para os TT do Twitter (Trending Topics):

http://twitter.com/#search?q=Chrome

Atualização (15:21): as extensões na versão para Linux já funcionam, e várias podem ser encontradas na galeria. Veja mais num post no Blog do Google.

Agradecimentos ao Júlio pelo teste rápido e algumas imagens de tela 🙂

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X