Google e Microsoft: juntas melhorando câmeras de celulares

Parece um absurdo dizer que essas duas estão trabalhando em um mesmo projeto, mas é verdade. O (ou “a”, você decide) Google e a Microsoft aderiram simultaneamente ao projeto “Camera Phone Image Quality Initiative”, em uma tentativa de elevar a qualidade de vídeos e fotos capturados através de portáteis.

Juntamente com outros parceiros já integrantes, as duas empresas estão ajudando a criar um sistema de classificação que irá categorizar as câmeras de celulares, através de fatores como resolução, nitidez, quantidade de ruído, reprodução de cores, e outros efeitos de lente, como distorção.

Uma das maiores reclamações dos usuários de celulares e smartphones é a câmera, que pode ter resoluções de 8 Megapixels que seja, mas deixam a desejar no processamento da imagem ou na lente (normalmente plástica), produzindo uma imagem de alta resolução, mas de qualidade ruim. A câmera de 5 MP do HTC Hero, por exemplo, produz imagens piores do que a câmera de 3.2 MP do iPhone 3GS. Isso acontece muito também no reino das câmeras digitais dedicadas: minha velha de guerra Kodak EasyShare de 2 MP tira fotos com qualidade muito superior às Mirage da vida de 5 MP.

Os membros do grupo ainda não finalizaram os critérios, mas esperam que tudo se resuma para o consumidor em uma série de testes padronizados, gerando um certificado (e um selo) ao dispositivo. O envolvimento do Google e da Microsoft provavelmente vai incentivar câmeras melhores em dispositivos carregando o Android e o Windows Mobile.

Outros integrantes importantes completam a equipe: as fabricantes de celulares Motorola, Nokia e Sony Ericsson, as fabricantes de equipamentos profissionais Aptina, Fujifilm e Kodak, além da empresa que produz as câmeras do iPhone, a OmniVision, e outras.

Fontes:

http://news.cnet.com/8301-30685_3-10408593-264.html

http://www.electronista.com/articles/09/12/03/google.and.ms.join.image.quality.initiative/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X