Google: Gears dá lugar ao HTML 5

O Google Gears, grande promessa do passado para uso de aplicativos Web na forma offline, está definhando frente ao novo HTML 5.0, foi o que afirmaram executivos do Google nesta segunda-feira. Segundo Linus Upson, diretor de engenharia da empresa, o tempo do Gears já foi. A tecnologia será mantida centrando-se na compatibilidade, e não em melhorias e novos recursos.

A ferramenta foi lançada originalmente em 2007, para permitir que aplicações baseadas em Web trabalhassem offline, e isso incluía o Google Docs e outros programas da empresa, que começavam a concorrer com o Microsoft Outlook e Lotus Notes. Mas em maio de 2008, o Google anunciou que estava investindo no HTML 5, que inclusive tinha capacidades que incluíam a criação de banco de dados e cache de aplicativos, além de canvas e tags de geolocalização integrados. Também era embutido nesta lista o processamento JavaScript em segundo plano, o que evita que a carga de processamento de um sistema se volte toda para o navegador.

Na visão do Google, o HTML 5.0 é o futuro. Um exemplo deste pensamento é a inclusão do recurso “Minha localização” (My Location) no Google Maps, que identifica a posição do usuário no planeta. Esta nova versão do formato HTML também permitirá a criação de uma variedade de plugins, com os mais diversos tipos de funcionalidades.

Fonte:

http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2356492,00.asp

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X