YouTube aplica transcrição automática de áudio

Por:

O YouTube adicionou essa semana alguns recuros interessantes para lidar com legendas nos vídeos, incluindo transcrição automática. Usando tecnologias de reconhecimento de voz do Google Voice, o sistema aplicado no YouTube pode gerar legendas automaticamente. A novidade ajuda imensamente pessoas com deficiência auditiva, além de dar uma força para entender inglês falado – isso para quem está estudando, claro. Para quem quer aprender, é bastante útil ver um vídeo em inglês com legendas também em inglês 🙂

A geração automática de legendas está disponível apenas em alguns canais por enquanto, geralmente educacionais e de parceiros do Google, como Stanford, MIT, Columbia, National Geographic, além de vários canais próprios da empresa. O recurso pode ser acessado no botão que fica na parte inferior dos vídeos, e então clicando em CC e a seguir em Transcribe Audio.

Como se não bastasse, as legendas podem ser traduzidas automaticamente em 51 idiomas – claro, com as conhecidas falhas de tradução automática, mas é melhor que nada para quem não entende o idioma.

Outra novidade junto com essa atualização é a possibilidade de fazer o upload das transcrições. A tecnologia aplicada é capaz de reconhecer os textos e sincronizar automaticamente com as falas, caso todo o áudio esteja realmente transcrito. Isso só funciona em inglês por enquanto, e tem mais ecifácia em vídeos com áudio limpo.

Para fazer upload de transcrições, os proprietários de vídeos podem usar o botão “Legendas ocultas” na seção “Meus vídeos” (como aparece no YouTube em português do Brasil). Veja uma apresentação:

Anúncio:

http://youtube-global.blogspot.com/2009/11/innovation-in-accessibility.html

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X