Wi-Fi Direct: velozes conexões ponto a ponto sem esforço

O grupo Wi-Fi Alliance revelou hoje um novo padrão, que poderá fazer o Wi-Fi de fato o padrão para conexões sem fio peer-to-peer (ou ponto a ponto). Chamado de Wi-Fi Direct, a tecnologia transforma qualquer dispositivo compatível em um ponto de acesso, e o faz descobrir automaticamente outros hardwares compatíveis na proximidade. Isso permite não apenas simplificar redes Ad Hoc e reduzir a necessidade de um roteador dedicado, mas também permitir a periféricos como câmeras e mouses usarem o Wi-Fi sem nenhuma configuração especial, o que antes era impossível.

A implementação poderá ameaçar o Bluetooth em algum momento do futuro em determinadas condições, já que embora o Bluetooth 3.0 atinga velocidades relativamente altas em seu padrão de 24 Mbps, o Wi-Fi 802.11n pode ser 30 vezes mais rápido que o atual Bluetooth 2.1 de 3 Mbps, em condições reais. Mas vale ressaltar que o Bluetooth consome muito menos energia, e provavelmente continuará a ser usado em dispositivos de entrada e outros que não dependem de velocidade.

A aliança espera que o mercado aceite rapidamente o Wi-Fi Direct, e também que o mesmo chegue às prateleiras já em meados de 2010, e muitos dispositivos Wi-Fi poderão ter seus firmwares atualizáveis. A Intel planeja promover o padrão quando lançar um chipset Wi-Fi atualizado no início do próximo ano, juntamente com lançamento de seus processadores Arrandale, para notebooks.

Fonte:

http://www.electronista.com/articles/09/10/14/wi.fi.direct.standard.due.in.mid.2010/

Veja mais:

http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2354201,00.asp

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X