Google anuncia Chrome 3.0 final

Google anuncia Chrome 3.0 final
Depois de um ano da chegada ao mercado, o navegador Google Chrome chega à sua terceira versão estável para Windows. O Chrome 3 estava disponível nos canais “developer” e “beta” há um tempinho, mas só agora atinge o canal “stable”, significando que a terceira versão do navegador foi oficialmente lançada à toda a massa, e será disponibilizado como uma atualização oficial.

Isso porque o sistema de lançamentos do Google é diferente: ao invés de ter as versões estáveis e de teste com seus números de versão, o Chrome usa três canais diferentes de distribuição: o “developer”, que possui o código mais recente e imaturo; o “beta” que é mais estável e atualizado constantemente, e é voltado para testes; e por fim o “stable”, cujas versões só chegam depois de serem finalizadas.

O Chrome 3 traz diversos novos recursos, como redesenhamento da página de abertura de nova aba, trazendo alguns itens pedidos pelos usuários. As miniaturas podem ser reagrupadas no esquema “arrastar-soltar”, podendo também “fixar” as mesmas para não alterarem de posição. Você poderá personalizar a página simplesmente ocultando componentes que não deseja mais visualizar, ou optando por uma lista simples dos sites mais visitados, por exemplo.

A caixa permanente (barra de endereços) também foi melhorada, com alguns pequenos novos recursos que fazem a diferença. A lista que aparece abaixo da digitação agora é equipada com ícones para diferenciar as sugestões dos sites do histórico, favoritos ou a partir de resultados da pesquisa do Google. Agora também há o suporte oficial aos temas.

A maior das novidades é a adição do suporte de vários componentes da especificação HTML 5, como as tags de vídeo, áudio e canvas. O Google também mexeu em várias partes do sistema de renderização, tornando o navegador ainda mais rápido frente aos seus concorrentes.

Todos os que estão inscritos no canal “stable” receberão a atualização para o Chrome 3.0.195.21 automaticamente e silenciosamente. Se você não está inscrito e deseja instalar manualmente, basta baixar o instalador: https://www.google.com/chrome/

O Google afirmou que espera que, em um futuro breve, o Chrome tenha a funcionalidade de extensões como o Firefox, e que em 2010 quer a mordida de 5% de participação no mercado dos navegadores. A companhia disse ainda que as versões oficiais e finais para Mac e Linux chegarão até o final do ano. Quem não quiser esperar, pode baixar a versão ‘beta’, que no momento está na versão 4.0.207.0 e em português inclusive, em: http://dev.chromium.org/getting-involved/dev-channel. Veja como instalar no Linux aqui.

img

Fontes:

http://www.osnews.com/story/22170/Google_Releases_Chrome_3

http://www.geek.com/articles/google/google-chrome-hits-30-mac-v…

Anúncio oficial:

http://googleblog.blogspot.com/2009/09/google-chrome-after-year…

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X