EasyTrails: transforme seu iPhone num completo receptor GPS

Por: Julio Cesar Bessa Monqueiro
EasyTrails GPS é uma aplicação produzida pela empresa italiana de softwares Zirak s.r.l., que transforma um iPhone num receptor GPS capaz de gravar, analisar, exportar e partilhar percursos. É um instrumento ideal para quem se quer manter a par das suas atividades desportivas ao ar livre: trekking, corrida, ciclismo, esqui, nordic walking, etc.

O EasyTrails GPS foi concebido de modo a ser extremamente simples de utilizar (daí a explicação de “Easy” no seu nome) e a ter uma interface agradável e elegante. Não obstante ter incorporado avançados algoritmos que o tornam extremamente leve, resistente, confiável e preciso. A duração da bateria, graças à possibilidade de colocar o iPhone em standby enquanto grava, é muito superior às das aplicações concorrentes.

A aplicação, que tem sido amplamente testada pela equipe do CuneoTrekking , permite registar os próprios percursos e fornecer em tempo real a distância percorrida, a posição, a velocidade e a altitude atual. Também apresenta graficamente o perfil da altitude e o mapa com o percurso efetuado.

Através do EasyTraisl GPS, por exemplo, é possível saber com absoluta precisão quanto tempo se correu, qual a distância percorrida e qual a velocidade. As trilhas podem ser exportadas nos formatos standard GPX, KML/KMZ e CSV e enviadas para o próprio computador para serem analisadas e arquivadas usando softwares como o SportTracks (Windows), TrailsRunner (Mac OS X) e Google Earth/Maps ou através de serviços online como o MotionBased.

O EasyTrails está disponível na AppStore, e pode ser adquirido por todos aqueles que possuam um iPhone 3G e 3GS ao preço promocional de 1,59 Euros. Para quem quer experimentar gratuitamente existe a versão LITE, que permite salvar uma só trilha de cada vez, cuja duração não exceda os 30 minutos; tempo mais que suficiente para avaliar a funcionalidade da aplicação.

A versão atual (versão 1.2) está classificada no iTunes Itália com quatro estrelas e meia sobre cinco, e a Zirak s.r.l está neste momento completando a versão 1.3, com importantes novidades, tais com o suporte para mapas em tempo real durante a gravação. Ambas as versões podem ser baixadas gratuitamente para quem já adquiriu a precedente.

As principais funcionalidades do EasyTrails GPS são:

  • Interface clara e intuitiva.
  • Robusto, ligeiro, confiável e preciso.
  • Duração máxima da bateria.
  • Gestão automática ou manual do sistema de medição Métrico Decimal (Europa) ou Imperial (Estados Unidos).
  • Sem limite de comprimento ou duração para as trilhas GPS.
  • Possibilidade de fechar a aplicação durante o registo e de retomar a trilha interrompida.
  • Exportação das trilhas nos formatos standard GPX, KML/KMZ e CSV.
  • Visualização dos traçados GPS em mapas de satélite e estrada.
  • Visualização de perfis altimétricos e gráficos de vários tipos relativos aos traçados GPS.
  • Compatível com Google Earth, Google Maps, SportTracks, TrailRunner, MotionBased, etc.
  • Idiomas: Italiano, Inglês, Português e Francês.

Para mais informações:

Página Web da aplicação: http://easytrails.iphone.zirak.it/pt/

Página iTunes: http://itunes.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewSoftware?id=325935402&mt=8

CuneoTrekking: http://cuneotrekking.wordpress.com/

Por Filippo Basso <phy [at]linux.it>

Sobre o Autor