eBay vende Skype, mas continua sendo acionista

Por: Julio Cesar Bessa Monqueiro

Depois de falarem sobre o fim do Skype, e mesmo até após o lançamento de uma nova versão beta para Linux, agora é oficial: o eBay chegou a um acordo para a venda da companhia Skype. A empresa havia adquirido a Skype em setembro de 2005, com pagamento de cerca de 1,3 bilhões de dólares em dinheiro, 1,3 bilhões de dólares em ações do eBay, e mais 1,5 bilhões de dólares americanos a serem pagos se as metas financeiras fossem cumpridas.

O acordo prevê que a companhia de VoIP seja vendida pelo equivalente a 2,75 bilhões de dólares, com 1,9 bilhões destes sendo pagos no final da negociação, e mais 125 milhões como nota ao comprador, a ser pago em um tempo futuro. O mais importante é notar que o eBay está vendendo 65% das ações da Skype, ficando com os outros 35%. O comprador é um grupo formado pela Silver Lake, Index Ventures, Andreessen Horowitz, e Canada Pension Plan (CPP).

O presidente e CEO do eBay, John Donahoe, destacou a oportunidade dada à Skype, alegando ao mesmo tempo que a entidade não se encaixa no quadro de estratégias do eBay:

“Trata-se de um grande negócio, que tem valor imediato e a longo prazo para o eBay e oferece um tremendo potencial ao Skype. Agimos de forma decisiva em um acordo que será de grande valor, nos renderá uma boa quantia em dinheiro imediatamente e nos permitirá manter uma significante participação minoritária nos negócios de parceiros talentosos. O Skype é um negócio independente e forte, mas que não se afina às nossas operações com comércio eletrônico e pagamentos online. Como uma empresa independente, acreditamos que o Skype terá o foco necessário para competir com eficácia no setor de comunicação online com uso de voz e vídeo e acelerar seu forte ritmo de crescimento.”

O novo foco da Skype agora é o crescimento e desenvolvimento de sua tecnologia. Egon Durban, diretor da Silver Lake, afirmou:

“(…) dará ao Skype a oportunidade de acelerar o crescimento de seus negócios evocando a profunda experiência tecnológica e de desenvolvimento corporativo que reside no grupo investidor” (Trechos traduzidos por Roberto Bechtlufft)

É esperado que o acodo seja completado antes do fim deste ano.

Fonte:

http://www.geek.com/articles/news/ebay-sells-skype-but-retains-an-interest-2009091/

Anúncio oficial:

http://finance.yahoo.com/news/eBay-Inc-Signs-Definitive-bw-1217268098.html?x=0&.v=1

Sobre o Autor