Contribuição da Microsoft ao kernel Linux violava a GPL

Tem coisas que são boas demais para serem verdade. Você se lembra daquele anúncio da Microsoft, que havia contribuído com cerca de 20000 linhas de código para o kernel Linux, licenciadas sob GPL? Pois bem, acontece que a abertura do código foi simplesmente resultado de uma violação da GPL.

A história começou quando Stephen Hemminger, engenheiro-diretor do projeto Vyatta e contribuidor do Linux, verificou que um driver de rede no Hyper-V da Microsoft possuía componentes licenciados sob GPL. Esses componentes foram ‘linkados’ estaticamente aos binários de código fechado, fato que a GPL não permite claramente. Depois deste episódio, Hemminger contatou o chefe do Linux Driver Project, Greg Kroah-Hartman, que trabalha pra a Novell, que afirmou que iria trabalhar no caso sem furdunço e sem atrair muita atenção da mídia (visto que a Novell possui acordo com a MS). O tempo passou, e para não passar aperto, a MS lançou o código sob a GPL, fazendo um marketing em cima como se fosse algo completamente voluntário.

Para verificar a história, a jornalista especializada na Microsoft, Mary-Jo Foley, contatou Kroah-Hartman, que realmente confirmou que Hemminger estava correto: o código foi aberto devido à violação da GPL.

Que tiro no pé… Claro, nada como um bom marketing para abafar o caso.

Fontes:

http://www.osnews.com/story/21882/Microsoft_s_Linux_Kernel_Code_Drop_Result_of_GPL_Violation

http://blogs.zdnet.com/microsoft/?p=3433

http://linux-network-plumber.blogspot.com/2009/07/congratulations-microsoft.html

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X