Intel e Nokia anunciam parceria de longo prazo

A maior fabricante de processadores do mundo, a Intel, fez um acordo com a Nokia, por sua vez a maior fabricante de telefones celulares. O plano entre as duas é basicamente a primeira fornecer processadores à segunda, e haver troca de tecnologias.

A parceria entre as duas gigantes será “de longo prazo”, envolvendo o desenvolvimento de uma nova classe de dispositivos portáteis – mais especificamente uma nova arquitetura de processadores de tais dispositivos. Em uma conferência realizada hoje, foi dito que elas não estavam a fim de discutir sobre os produtos com o público ainda. Entretanto algumas dicas foram dadas, mencionando dispositivos que vão “além” dos atuais smartphones, MIDs, netbooks e notebooks, e ainda que o acordo não terá impacto nenhum nas relações da Nokia com as fabricantes de chips ARM.

Outro notável ponto da parceria é o início da colaboração conjunta entre os projetos baseados em Linux Moblin e Maemo, além de outros projetos como o oFono. Houve também o licenciamento pela Intel da propriedade intelectual do modem Nokia HSPA/3G, para uso em futuros produtos.

Os principais sites internacionais de tecnologia “chutam” que a Nokia poderá lançar dispositivos baseados no Moorestown, a nova geração SoC (System-on-Chip) da plataforma Atom. Esses dispositivos poderão ou não lembrarem os tradicionais smartphones, podendo ainda complementar a série da Nokia, ao invés de substituir produtos existentes. Obviamente, os dispositivos certamente rodarão com o sistema operacional Moblin, Maemo ou até uma combinação dos dois, ao invés de Windows Mobile ou Android.

Fontes:

http://techreport.com/discussions.x/17111

http://www.electronista.com/articles/09/06/23/intel.nokia.partnership/

http://xbitlabs.com/news/mobile/display/20090623051159_Intel_s_Micro…

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário