Opera Unite: mais que um navegador, um verdadeiro servidor

Por:

A Opera lançou uma grande novidade baseada no Opera 10. É um projeto curioso, que mescla um servidor com o navegador: Opera Unite. O projeto é dado como alpha, mas parece funcionar bem.

Basicamente o usuário ativa o recurso desejado, é gerada uma URL e pronto: é só compartilhar. Pelo menos enquanto o servidor estiver ativo, claro.

É possível compartilhar arquivos, músicas, fotos, criar uma sala de bate papo (chat), entre outras coisas. Dá até para hospedar um site!

Softwares de servidores são úteis, mas ficam de fora da gama de programas de usuários mais leigos. A tentativa da Opera é expandir essas capacidades, permitindo que usuários comuns se beneficiem de um dos princípios mais básicos da Internet, com a relação de cliente-servidor, colocando os usuários no lado do servidor.

Veja um vídeo de apresentação, e outro mostrando como usar os recursos (em inglês):


As possibilidades de uso dependem da criatividade ou necessidade. Enviar arquivos para amigos pode ser feito diretamente dessa forma, basta compartilhar uma pasta e enviar a URL, sem precisar carregar o arquivo como anexo de e-mail ou para algum site de downloads, como Rapidshare, Megaupload, etc. Naturalmente usuários mais ‘geeks’ usam servidores FTP ou mesmo HTTP para compartilhar coisas com amigos, mas isso não é tão comum.

O Unite pode ser expandido com serviços. Cada função é fornecida por meio de um “serviço”, um arquivo normalmente pequeno que ativa determinados recursos. Inclusive é possível desenvolver novos serviços por meio de uma API própria.

O download pode ser feito gratuitamente em:

http://unite.opera.com/

Nota: para usar os recursos do Unite é necessário ter uma conta no Opera.com, que é gratuita.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X