Safari 4 foi lançado oficialmente

Por:

A Apple lançou nesta semana o Safari 4, versão final estável. No começo do ano ele teve um beta público, tinha ficado parecido com o Chrome: abas na barra de título, botões nos mesmos lugares, etc. As barras e botões de configuração ainda lembram o Chrome, mas a barra de abas foi movida para baixo de volta.

O Nitro, motor JavaScript do Safari 4, é dado como sendo oito vezes mais rápido do que o do IE8 e 4 vezes mais que o do Firefox. Fica até difícil confiar ou medir realmente algumas coisas, cada fabricante de navegador anda usando esses argumentos nos últimos tempos – do Opera, passando pelo Firefox, Chrome e até mesmo o IE8. A renderização da página em si (montagem desconsiderando a velocidade da conexão) é bastante rápida e agradável. A suavização de fontes dele é algo que agrada a muitas pessoas também, parece um ClearType do Windows mais “tunado”.

Segundo usuários, o Safari ficou bem pesado (já era), consumindo uma quantidade generosa de memória RAM mesmo com poucas abas abertas. Nisso se compara, de certa forma, ao Firefox com várias abas abertas.

Além da velocidade outros campos que ganham melhorias são o suporte a HTML 5 e CSS 3. Esses novos padrões (que ainda são rascunhos) trazem capacidades mais dinâmicas para o desenvolvimento das páginas, incluindo efeitos e sombras, sem precisar recorrer a Javascript avançado ou mesmo Flash.

O Safari 4 está disponível para Mac e Windows. Baixe em:

http://www.apple.com/safari/download/

Divulgação:

http://www.apple.com/pr/library/2009/06/08safari.html

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X