Mozilla colhe idéias sobre como melhorar a navegação em abas

Por:

A Mozilla quer saber como melhorar a questão das abas no navegador: “Como podemos criar, navegar e gerenciar vários sites na mesma instância do navegador?”. Navegadores com abas, guias ou “tabs”, como queira, são comuns já há muito tempo – o IE foi o último navegador famoso a adotar o recurso, na sua versão 7.

Para 5 ou 10 sites abertos ao mesmo tempo, as abas são ideais, bastante práticas. Mas ultimamente tem sido comum o uso de muitas abas, muitos sites abertos, às vezes mais de 20 por algumas pessoas. Nesse quesito as abas deixam a desejar (mesmo em monitores widescreen), passando a serem chatas por falta de espaço para todos os sites abertos.

Uma saída básica seria usar umas 2 ou 3 janelas do navegador, cada uma com até umas 8, 10 abas; mas não seria ainda tão prático como algo numa janela só.

O Chrome, navegador do Google, reduz as abas ao ícone do site (o favicon) quando muitas abas estão abertas. Isso ajuda mas ainda não é bem o ideal, pois é comum ter várias páginas abertas de um mesmo site, que nesse caso não seriam diferenciadas, já que não aparecem os títulos.

A Mozilla está colhendo feedbacks e idéias sobre um novo sistema para alternar entre as páginas abertas na mesma janela, pensando em mudar o comportamento das abas do Firefox no futuro.

Quem tiver idéias, pode enviá-las (em inglês):

http://design-challenge.mozilla.com/summer09/

A discussão se dá com um grupo no serviço do Google:

http://groups.google.com/group/mozilla-labs-concept-series

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X