Grupo SIG anuncia oficialmente o Bluetooth 3.0

Depois de soltar informações, o “Bluetooth Special Interest Group”, confirmou oficialmente a terceira geração da especificação Bluetooth. Chamada oficialmente de Bluetooth 3.0 + HS (High Speed), o padrão tira proveito da presença do Wi-Fi em dispositivos equipados com ele, automaticamente chaveando transferências de grande demanda para o padrão. A velocidade, na teoria, mudou radicalmente para 24 Mbps em um link 802.11g típico, além de economizar mais energia que o Bluetooth 2.1, por embutir uma grande variedade de protocolos de eficiência energética, além de ter controles integrados de consumo que ajudam a manter maior autonomia da bateria.

O grupo SIG já afirma que o formato será útil para obter vídeos de alta definição de câmeras ou enviar arquivos grandes para outros celulares, por exemplo. A tecnologia também usa o Bluetooth para descobrir os dispositivos e criar uma conexão ponto-aponto Wi-Fi, entre dispositivos que possuem ambos recursos.

Chipsets que suportarão o Bluetooth 3.0 já foram revelados, e entre eles encontram-se Atheros, Broadcom e CSR, e estarão disponíveis em produtos no mercado aproximadamente no final de 2009. Vale lembrar que alguns dispositivos que usam o atual Bluetooth 2.1 podem fazer upgrade de software para a nova versão.

Fonte:

http://www.electronista.com/articles/09/04/21/bluetooth.3.spec.official/

http://www.geek.com/articles/chips/bluetooth-30-protocol-officially-announced-devices-on-their-way-by-2010-20090422/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X