AMD e Havok demonstram física acelerada via hardware

Como esperávamos, a AMD e a Havork realmente se uniram para demonstrarem efeitos físicos em jogos acelerados pela GPU, durante a Game Developers Conference nesta semana. As duas empresas anunciaram um comunicado à imprensa, alegando que suas demonstrações incluem “a primeira execução do Havok Cloth com compatibilidade OpenCL”.

Havok Cloth é formado por um runtime e um conjunto de ferramentas que permite aos desenvoveldores adicionarem simulações físicas de roupas em seus jogos. Os vídeos oficiais mostram a tecnologia aplicada a um vestido, uma calça e uma camisa, um rabo de cavalo, uma capa, e uma variedade de outros materiais relacionados à tecidos.

Como a Havok está usando o OpenCL, obviamente esta tecnologia não será focada apenas para os processadores gráficos da AMD. O anúncio afirma claramente que o “Havok permitirá aos desenvolvedores de jogos oferecerem um melhor desempenho e interatividade em uma ampla gama de PCs habilitados para o OpenCL”. Vale lembrar que tanto a Nvidia quanto a AMD anunciaram anteriormente que ofereceriam drivers com suporte ao OpenCL o quanto antes, no caso, neste primeiro semestre. Isso significa o Havok poderá rodar também em GPUs GeForce, competindo “dentro de casa” com a tecnologia PhysX, da própria Nvidia.

Fonte:

http://techreport.com/discussions.x/16640

Mais informações e vídeos:

http://www.havok.com/content/view/584/96/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X