Como esperávamos, a AMD e a Havork realmente se uniram para demonstrarem efeitos físicos em jogos acelerados pela GPU, durante a Game Developers Conference nesta semana. As duas empresas anunciaram um comunicado à imprensa, alegando que suas demonstrações incluem “a primeira execução do Havok Cloth com compatibilidade OpenCL”.
Havok Cloth é formado por um runtime e um conjunto de ferramentas que permite aos desenvoveldores adicionarem simulações físicas de roupas em seus jogos. Os vídeos oficiais mostram a tecnologia aplicada a um vestido, uma calça e uma camisa, um rabo de cavalo, uma capa, e uma variedade de outros materiais relacionados à tecidos.
Como a Havok está usando o OpenCL, obviamente esta tecnologia não será focada apenas para os processadores gráficos da AMD. O anúncio afirma claramente que o “Havok permitirá aos desenvolvedores de jogos oferecerem um melhor desempenho e interatividade em uma ampla gama de PCs habilitados para o OpenCL”. Vale lembrar que tanto a Nvidia quanto a AMD anunciaram anteriormente que ofereceriam drivers com suporte ao OpenCL o quanto antes, no caso, neste primeiro semestre. Isso significa o Havok poderá rodar também em GPUs GeForce, competindo “dentro de casa” com a tecnologia PhysX, da própria Nvidia.
Fonte:
http://techreport.com/discussions.x/16640
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