Windows 7 não deverá tocar Blu-ray nativamente

Por:

A Microsoft não deverá incluir um reprodutor de discos Blu-Ray (BD, Blu-ray disc) com o Windows 7, deixando o suporte ao formato por conta de terceiros – geralmente produtores das unidades ópticas ou aplicações que podem ser baixadas pela Internet.

Segundo uma postagem no site Windows 7 Center, Steven Sinofsky, vice-presidente sênior de engenharia dos grupos do Windows e Windows Live, teria afirmado que o Windows 7 terá suporte a gravação de dados em mídias virgens, como já foi comentado, mas não irá reproduzir vídeos HD no formato.

A medida não parece ser ideológica, mesmo com a Microsoft tendo apoiado o concorrente HD DVD, no passado. Se fosse assim ela nem incluiria suporte para gravação de mídias. A questão é que há a exigência do pagamento de royalties que uma associação exige para os tocadores.

Panasonic, Philips e Sony, os maiores nomes que detém as patentes do disco Blu-ray, estão tentando negociar com outros proprietários de patentes uma licença unificada para os produtos, provavelmente a preços menores do que os atuais ($9,50 para tocador de BD, em vez de $30, e $14 para gravador).

O suporte no Windows deverá então ficar a cargo dos fabricantes do hardware, ou então a quem possa interessar (geralmente surgem aplicações e codecs gratuitos que não estão nem aí para o pagamento de royalties). Aproveitando o tema, o Windows 7 deverá tocar o formato .mov nativamente, sem precisar do QuickTime. Arquivos .mov são gerados por diversas filmadoras digitais, razão pela qual vale a pena suportar o formato.

Fontes: X Bit Labs e Windows 7 Center

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X