Revelada ACCESS Linux Platform 3.0, para smartphones

Revelada ACCESS Linux Platform 3.0, para smartphones

A ACCESS revelou uma nova versão de sua plataforma de software baseada em Linux para portáteis. O ACCESS Linux Platform (ALP) 3.0 possui uma grande melhoria na interface, com suporte a vários efeitos visuais. Ele também possui melhor interoperabilidade, fornecendo a flexibilidade LiMo.

O ALP foi desenvolvido pela PalmSource, uma companhia de software que de dividiu da Palm em 2003 e foi adquirida pela ACCESS em 2009. O interessante é que o foco da PalmSource é construir o sucessor do PalmOS original, valendo lembrar que a ACCESS não possui nenhuma relação com a Palm, e o ALP não possui também ligação alguma com a plataforma baseada em Linux que a Palm desenvolve atualmente.

Como já citado acima, o grande foco do ALP é a nova interface, que possui componentes do GNOME Mobile embutidos, significando que os desenvolvedores podem usar a suíte GTK+ para criar aplicativos para a plataforma. O ALP também inclui Java runtime e Web widget runtime que, respectivamente, permite rodar aplicativos do PalmOS e também criar programas com HTML e JavaScript.

img

Fontes:

http://arstechnica.com/open-source/news/2009/02/access-linux-platform-30-unveiled.ars

http://www.engadget.com/2009/02/19/access-linux-platform-3-0-live-in-person-and-oh-so-full-of-wid/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X