Problemas com softwares são comuns, especialmente devido conflitos e aplicações de terceiros que modificam coisas diversas. Para solucionar vários problemas comuns no Windows, a Microsoft tem páginas de suporte com instruções detalhadas passo a passo. Boa parte dos usuários mais leigos nunca chegam até elas porque simplesmente não procuram, acabam pedindo ajuda em fóruns ou para amigos, ou convivendo com o problema por um bom tempo. As instruções geralmente são de modificações de chaves e valores no registro ou comandos com alguns parâmetros a serem dados no “Executar”.
No final do ano passado a MS começou a investir numa novidade que facilita muito a vida dos iniciantes. Em várias páginas de suporte há um botão “Fix it – Corrigir o problema”, que baixa um programinha que faz a correção automaticamente. Afinal, clicar em algo e deixar ele fazer a coisa sozinho é comum no Windows. O corretor está em cerca de 100 páginas atualmente, e deverá ser adicionado em mais com o tempo.
Além dos iniciantes, isso facilita bastante a administração do tempo de amigos e solucionadores de problemas dos desesperados. Alguns exemplos que já possuem o botão “mágico” são: O ícone do Internet Explorer está faltando na sua área de trabalho e Mensagem de erro ao tentar usar o Microsoft Streets e Trips 2008: “não foi possível baixar, informações de construção para rotas”.
As aplicações corretoras geralmente estão empacotadas em arquivos .msi, do Windows Installer.
Muitos nessas horas se perguntam: “porque isso não foi feito antes?”. Afinal já era comum desde os primórdios do Windows 9x/NT4 pessoas curiosas disponibilizarem hacks, scripts e arquivos .reg (exportados do registro) para corrigir problemas.