Microsoft aumenta segurança do UAC no Windows 7

Por:

O Controle de Conta de Usuário (UAC, User Account Control) protege o sistema com uma “educação” ao usuário, questionando se ele deseja realmente abrir ou não alguns programas ou recursos que alteram configurações globais; mais especificamente, os que precisam realizar tarefas administrativas. Com isso boa parte dos malwares para Windows são evitados, pois a maioria só infecta o sistema porque o usuário autorizou, clicando ou abrindo algo que não devia. O UAC permite pelo menos livrar a responsabilidade do Windows (e da Microsoft), ou seja, “se quiser clicar então clique, mas o sistema não se responsabiliza pelos seus atos daqui em diante”. Isso é extremamente perceptível ao rodar aplicações de terceiros, muita gente baixa “joguinhos” ou cracks diversos e depois culpa o sistema, xingando o Windows que tem vírus.

O UAC do Windows 7 está bem diferente do UAC do Windows Vista. Ele tem níveis de alertas, para sempre notificar ou nunca notificar (ficando desativado), também com níveis intermediários. Isso elimina a grande quantidade de avisos que vinham no Vista, e que irritavam tanta gente ao ponto de manterem o UAC completamente desativado, o que não seria recomendável.

Agora a MS anunciou que o Windows 7 receberá duas melhorias de segurança que não estavam presentes no beta. Basicamente tratam da ativação ou desativação da proteção, pois segundo divulgado, alguns códigos maliciosos poderiam desativar o UAC sem consciência do usuário, forjando cliques na tela.

Mudam basicamente duas coisas: o processo de controle do UAC irá requerer elevação (privilégios de administrador, com aviso) para ser aberto. Atualmente nem todas as opções dele exigem elevação. A outra é que ao alterar a configuração, o UAC entrará em ação “para proteger a si mesmo”, questionando num ambiente isolado se o usuário realmente confirma a alteração. Isso impediria, ou pelo menos dificultaria a forma de tentar burlar o UAC.

As alterações foram propostas por usuários que testaram o sistema. Elas deverão estar presentes nas próximas compilações, como no RC e claro, na edição final.

Leia mais sobre a mudança no blog de desenvolvedores do Windows 7 (em inglês):

http://blogs.msdn.com/e7/archive/2009/02/05/uac-feedback-and-follow-up.aspx

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X