Google Maps agora tem rotas de transporte público em SP e BH

Por:
Google Maps agora tem rotas de transporte público em SP e BH

O Google Maps, para quem não sabe, além de exibir mapas propriamente ditos, permite traçar rotas. Diga onde você está e onde quer chegar, e ele mostra o caminho (que pode ter leves variações na vida real). Rotas de carro, rotas à pé… E rotas usando transporte coletivo. A novidade para o Brasil é justamente a inserção desta última: transporte público.

O serviço já estava disponível em algumas cidades dos Estados Unidos e em alguns outros poucos países. Agora há também São Paulo (Cidade) e Belo Horizonte.

Pelo pouco que testei aqui, o sistema se mostrou um pouco melhor do que o oferecido pela SPTrans, gestora do transporte na capital paulistana. Tarifas, tempo de percurso, intervalo aproximado das linhas… A base do Google deverá ser atualizada de tempos em tempos, afinal quase todos os meses uma ou outra linha de ônibus de SP pelo menos é alterada.

Para usar, acesse maps.google.com.br da forma usual, e clique em Como chegar. Digite o ponto de partida e destino, e mande pesquisar. Se houver solução via transporte público cadastrado para o percurso solicitado, aparecerá “Transporte público” na lista suspensa abaixo dos campos de digitação, basta escolher esse item. O sistema exibe também linhas alternativas, em trajetos onde mais de uma linha serve.

transporte

Vale lembrar que não dá para contar com essas ferramentas como fontes 100% seguras; e sempre verifique se determinada linha circula no dia e horário que você precisa, além de que acidentes ou eventos temporários podem modificar os itinerários.

Veja um vídeo mostrando como usar:

Leia a divulgação no blog do Google:

http://googlebrasilblog.blogspot.com/2008/12/transporte-pblico-no-google-maps.html

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X