Nokia joga a toalha no Japão

Nokia joga a toalha no Japão

Embora a Nokia seja a fabricante de quase 40% dos celulares e smartphones vendidos no mundo, ela possui uma participação notavelmente pequena no Japão, onde possui apenas 0.3% do mercado. O principal motivo é o fato da Nokia ter se especializado em aparelhos de baixo e médio custo, competindo com base no volume de produção e no preço, uma combinação que tem dado muito certo na maior parte do mundo, mas não no Japão, onde predominam aparelhos altamente sofisticados. O mesmo se aplica à Apple, cujo iPhone também falhou em fazer sucesso, acabando (por estranho que possa parecer), sendo recebido pelos japoneses como um aparelho com poucos recursos.

Com a crise econômica, a Nokia acabou decidindo jogar a toalha, encerrando as vendas de aparelhos no Japão, com exceção da linha Vertu, uma linha de aparelhos de luxo, feitos à mão com detalhes em ouro e pedras preciosas, feito para competir com base no estilo e não nas funções:

01

Esta é uma má notícia também para quem esperava o lançamento de aparelhos da Nokia com suporte ao 1Seg, padrão brasileiro de TV digital móvel, já que o Japão é o único outro país onde ele é utilizado. Ao abrir mão do Japão, a possibilidade da Nokia via a lançar aparelhos com receptores 1Seg no Brasil se tornou ainda menor.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X