NVIDIA anuncia supercomputador pessoal com a GPU Tesla

Por:

A NVIDIA formalizou um anúncio hoje sobre o trabalho com seus parceiros fabricantes e integradores de PCs para um “supercomputador” baseado na GPU Tesla. Com o Tesla a NVIDIA promete desempenho de um “supercomputador” a uma pequena fração do custo, num chamado “supercomputador pessoal”. O sistema é baseado no CUDA, arquitetura de computação paralela da NVIDIA. Além de garantir mais desempenho frente a vários processadores x86 trabalhando juntos, com o Tesla há uma economia de energia considerável.

Há poucos detalhes no uso como “supercomputador”, mas a partir de agora devem surgir novidades. Entre os parceiros (fabricantes) estão Asus, Dell e Lenovo. Espera-se que o supercomputador da NVIDIA possa ter preço parecido com os de workstations convencionais, PCs comuns porém parrudos.

Vê-se a que ponto a tecnologia chegou, onde GPUs, criadas basicamente para processar instruções gráficas e cuidar de texturas, cores, etc, farão o papel de um processador principal, ou pelo menos ajudarão o processador principal em outras tarefas.

Há mais informações nas páginas da NVIDIA:

http://www.nvidia.com/personal_supercomputing

http://www.nvidia.com/cuda

http://www.nvidia.com/object/io_1227008280995.html

Referência: Engadget

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X