A Microsoft anunciou hoje o Silverlight 2, o seu próprio “Flash”. Nesta versão o criador de aplicações e experiências multimídia para web conta com recursos melhorados, especialmente para desenvolvedores. Apesar de ainda não ser muito utilizado, a MS investe na idéia de que um dia será; pode ser que ele conquiste sua fatia de mercado, assim como os formatos de áudio e vídeo WMA e WMV.
Entre os destaques da nova versão, estão:
- Suporte a .NET Framework, com uma grande base de bibliotecas de classes. O suporte oferece um subconjunto dos recursos do .NET Framework completo.
- Há melhores controles embutidos, prontos para uso. Estão inclusos DataGrid, ListBox, Slider, ScrollViewer, calendários e mais.
- Suporte a templates e skins, facilitando a personalização da aparência das aplicações.
- “Deep zoom”, permitindo uma melhor navegação e interação com imagens em alta resolução.
- Suporte a ferramentas de rede. Há suporte nativo para REST, WS*/SOAP, POX, RSS e serviços padrões HTTP, facilitando a criação de aplicações e sua interação com sistemas de back-end atuais.
- Linguagem expandida do .NET Framework, suportando diversas linguagens na codificação, como Visual Basic, C#, JavaScript, IronPython e IronRuby, deixando os desenvolvedores dessas linguagens mais familiarizados com o Silverlight.
- O famigerado DRM (Digital Rights Management) está presente, fornecido pela PlayReady, oferecendo proteção de conteúdo para quem queira “proteger” seus conteúdos multimídia.
- Mais escalabilidade do lado do servidor, permitindo streaming e download progressivo, além de trazer otimizações voltadas a mecanismos de busca (SEO, search engine optimization), facilitando também a inclusão de publicidade.
- Suporte para várias plataformas (oh!), incluindo Mac, Windows e Linux (segundo a Microsoft) no Firefox, Safari e Internet Explorer.
O Silverlight 2 deverá estar disponível para download a partir desta terça-feira, dia 14, no endereço:
https://www.microsoft.com/silverlight
Usuários da versão anterior poderão receber a atualização automaticamente.
Anúncio de lançamento:
https://www.microsoft.com/presspass/press/2008/oct08/10-13Silverlight2PR.mspx