Debian anuncia LiveCDs oficiais

Uma surpresa: o Debian anunciou versões oficiais da distribuição em LiveCD, ou seja, do tipo que você grava num CD, dá boot por ele e lá está o Linux na sua tela. Antigamente, o Debian só tinha a versão instalável, e isso fazia várias pessoas recorrerem às versões derivadas, como o Knoppix.

Daniel Baumann anunciou a disponibilidade do primeiro conjunto de imagens do Debian GNU/Linux 5.0 “Lenny”, em suas versões completas com instalador gráfico “bonitinho”, caso queira instalar diretamente no HD. Você poderá escolher entre três versões, cada uma baseada em um ambiente gráfico específico: Gnome, KDE ou XFCE.

Segundo o anúncio oficial, a equipe do Debian estava trabalhando arduamente na versão LiveCD nos últimos dois anos e meio, para então conseguirem construir um sistema desse tipo totalmente oficial e original. Entre os recursos, está o fato de ser 100% Debian; ter o Live Magic, uma interface gráfica para scripts, voltada para ser fácil de usar pelos usuários; e o Live Installer, um instalador especial baseado no Debian Installer.

Vale lembrar que o Debian LiveCD ainda está na versão Beta 1, ou seja, de testes, sendo recomendável por enquanto apenas àqueles mais “aventureiros”. Em duas semanas será lançado o Beta 2.

Notas de lançamento:

http://blog.daniel-baumann.ch/2008/08/27#20080827_debian-live-lenny-beta1

Download:

http://cdimage.debian.org/cdimage/lenny_live_beta1/

Links diretos:

Gnome:

debian-live-lenny-i386-gnome-desktop.iso

KDE:

debian-live-lenny-i386-kde-desktop.iso

XFCE:

debian-live-lenny-i386-xfce-desktop.iso

Versões AMD64:

http://cdimage.debian.org/cdimage/lenny_live_beta1/amd64/iso-cd/

Fontes:

http://br-linux.org/2008/live-cd-oficial-do-debian/ http://distrowatch.com/?newsid=05058

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X