Processadores AMD de 45 nm serão lançados em janeiro de 2009

A AMD planeja anunciar seus novos microprocessadores para desktops produzidos usando a tecnologia de fabricação de 45 nm no dia 8 de janeiro de 2009, no primeiro dia do evento “Consumer Electronics Show”. Os chips de codinome Deneb não terão um clock mais veloz que seus antecessores, contudo, seus desempenhos serão maiores graças ao maior cache e grandes melhorias na arquitetura.

O primeiro processador dessa série será o AMD Phenom X4 com clocks de 2.80 GHz e 3.00 GHz. Os novos chips suportarão memórias DDR2 e DDR3, mas como os processadores iniciais terão o soquete AM2+, os usuários terão que se contentar com no máximo um DDR2 PC2-8500 (1066MHz) dual-channel.

Embora a tecnologia de 45 nm garanta menor consumo de energia, é uma surpresa o fato dos AMD Phenom X4 quad-core não terem redução considerável, sendo projetados para terem um TDP de 125 Watts, o mesmo dos atuais Phenom X4. Ainda assim, os novos microprocessadores terão definitivamente melhor taxa de desempenho-por-Watt se comparado aos seus antecessores. Os novos chips terão o IPC (instruções por clock) mais altos e cache L3 maiores (de 2 MB para 6 MB), garantindo à eles mais uma justificativa para a velocidade maior.

Preços não foram relevados, contudo, terão variação bem grande conforme o modelo.

Fonte:

http://www.xbitlabs.com

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X