Publicado Internet Explorer 8 beta 2

Por:
Publicado Internet Explorer 8 beta 2

A Microsoft anunciou hoje o beta 2 público do Internet Explorer 8. O download está disponível para Windows XP, Vista, Server 2003 e Server 2008, nas versões de 32-bit e 64-bit. Por enquanto, apenas os idiomas inglês, japonês, chinês simplificado e alemão foram publicados, em breve deverão estar disponíveis outros idiomas.

O beta 1 do IE8 era voltado a desenvolvedores, como um preview e forma de se adaptarem (adaptarem sites, projetos, estudos) ao navegador. Agora, no beta 2 o IE8 atinge uma maturidade maior, a MS recomenda a todos os usuários interessados a testá-lo, inclusive usuários comuns.

Os 3 temas principais apontados pela MS sobre o IE8 são: a navegação diária, segurança (o que não é novidade) e a plataforma – os padrões da web.

A versão 8 do navegador da Microsoft é baseada em padrões abertos da web. Com isso, os sites usando JavaScript, CSS, DHTML e outros recursos funcionarão ao usarem as especificações padrões da web – sem encrencas com as diferenças existentes nas implementações das linguagens feitas pela MS em todas as versões do IE, até a 7. As páginas projetadas para IE 7- deverão ter inclusas uma tag META que informa uma espécie de “retro-compatibilidade”, permitindo ao IE8 identificá-las e tratá-las como o IE7 as trataria.

Em termos de interface, há evoluções, quase tudo puxado da idéia aplicada há muito tempo em outros navegadores (como Opera, Firefox e Safari).

Entre os destaques, podemos citar:

  • Navegação privada: pode-se ativar o modo InPrivate, em que o IE8 não salva cookies nem histórico, útil ao acessar a web em computadores alheios.
  • Possibilidade de reabrir abas recentemente fechadas (no Opera isso é feito por um botão à direita na barra de abas, com o ícone de uma lixeira; e no Firefox, pelo menu Histórico > Reabrir aba).
  • Um botão flutuante, um facilitador que usará alguns serviços da web com textos copiados, facilitando a publicação em blogs, pesquisa, tradução, etc.
  • Destaque do domínio de um site na barra de endereços. Isso previne o usuário contra fraudes e tentativas de phishing, exibindo o nome principal do site, evitando que se caia num site falso:

    dominio

  • Sugestões de pesquisas na pesquisa integrada do navegador.
  • Coloração de abas do mesmo domínio, e agrupamento de abas: um recurso interessante, que facilita a navegação para quem usa muitas abas. Veja que cada “site” aparece numa cor diferente, caso tenha mais de uma aba aberta:

    abas

  • Um sistema de sugestão de sites baseando-se nos sites que o usuário visita pode pôr em julgamento o uso da privacidade. Todavia, pode ser desativado:

    sugestsite

  • Há ainda o filtro para checar se um site pode ser malicioso ou não, o que também envia as URLs visitadas para a Microsoft:

    filtromal

Entre várias outras coisas. Parece que finalmente o IE resolveu acordar e deixar de lado o seu ponto conservador, de anos e mais anos sem modificações significantes.

O download é relativamente pequeno, um instalador de 12,7 MB para Windows Vista. Baixe em:

http://www.microsoft.com/ie8

Leia mais:

http://blogs.msdn.com/ie/archive/2008/08/27/internet-explorer-8-beta-2-now-available.aspx

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X