O “HyperTransport Consortium” anunciou nesta segunda o HyperTransport 3.1, uma especificação que traz a tecnologia de interconexão para teóricos 51,6 GB por segundo. O grupo também anunciou o HTX 3, uma atualização para o conector físico usado em servidores e outros dispositivos.
O HyperTransport é usado em uma variedade de aplicações, contudo, é mais fácil encontrá-lo em conexões de dados ponto-a-ponto dos processadores da AMD, como o Opteron, Athlon e Phenom – em 2008, 63 milhões de sistemas serão vendidos com a tecnologia HT, segundo o In-Stat, e a mesma é usada em um terço da lista TOP500 de supercomputadores.
A nova especificação estende a velocidade do clock de 2.6 GHz para 3.2 GHz no HyperTransport 3.1, permitindo até 51,6 GB/s. Segundo o grupo, a tecnologia está 60% no clock e 220% em termos de banda à frente de outras disponíveis comercialmente.
A especificação HTX, por sua vez, atualizou seu conector para a nova versão do HyperTransport. Agora o HTX 3 permite 41,6 GB/s, além de outras melhorias como a possibilidade de se ter um link x16, um x8 ou dois links x8 em apenas um conector.
Fonte: