Puppy Linux perde o principal desenvolvedor

Por:

Barry Kauler anunciou no blog de desenvolvimento do Puppy Linux que está abandonando o projeto.

O Puppy é uma distro pequena, muito leve e simples de usar, com uma metodologia própria (veja um artigo sobre o Puppy, do ano passado, aqui no GdH). Apesar de não ser ideal para uso “agradável” a médio-longo prazo, ele permite que uma infinidade de computadores com pouca memória rode Linux confortavelmente, rodando aplicações como editores de texto, acesso à web e mensagens instantâneas, e mais. O Puppy está na série de versão 4.x, e tem evoluído sem deixar de lado os princípios básicos da distro.

O desenvolvedor anunciou que abandonará o projeto, deixando livre para a comunidade continuar, se houver interesse. Segundo ele, isso era esperado para 2010, mas irá fazer mais cedo. Os motivos são basicamente tempo e dinheiro: ele dedica um bom tempo ao Puppy, de forma que não tem um emprego regular e o rendimento é baixo. Com o tempo livre, ele trabalhará também num port do seu editor de vetores EVE para Linux, permitindo rodá-lo com bibliotecas nativas, como GTK.

A saída dele deverá ser em alguns meses, o que postou foi um pré-anúncio, para não sair sem avisar. Trabalhará livremente numa distro derivada do Puppy, mas agora sem interesse geral (excluindo muitos testes, drivers, etc), apenas por gostar ou para uso próprio.

Um dos diferenciais do Puppy é que roda como liveCD inteiramente na memória RAM, permitindo salvar as modificações feitas numa nova sessão na mídia (até acabar o espaço, claro) – mas também pode ser instalado no HD. Depois da saída de Kauler, se o projeto não for seguido pela comunidade, ainda ficam no mundo distribuições Linux leves, otimizadas para PCs antigos, como o DSL (Damn Small Linux).

Veja o anúncio em:

http://www.puppylinux.com/blog/?viewDetailed=00269

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X