.org será a primeira gTLD a migrar para DNSSEC

Por:

A ICANN aprovou por unanimidade uma requisição da Public Interest Registry (PIR, órgão que gerencia os domínios .org), onde esta se torna a primeira entidade gerenciadora dos Top Level Domain genéricos (gTLD) a alternar para o protocolo de segurança DNSSEC.

O DNSSEC visa corrigir falhas básicas no protocolo original DNS, que o torna vulnerável a diversos tipos de ataques, incluindo envenenamento de cache DNS (cache poisoning). Esse ataque ocorre em caches de DNS, onde um malfeitor pode redirecionar um domínio para um outro servidor, e obter vantagens entregando uma página falsa ao usuário, falsa porém com o endereço visual (domínio) real. A segurança no DNSSEC é feita, em parte, com o uso de assinaturas digitais. Usando assinaturas digitais, o resolvedor do DNS pode verificar se a informação que ele está recebendo provém do endereço correto. Se não bater, ele tenta em outros servidores DNS até que coincida. As assinaturas atuam como as senhas (embora esta analogia não seria correta).

As falhas no DNS foram descobertas há muito tempo, mas a solução demora a sair. O desenvolvimento do DNSSEC durou de 1997 aos dias de hoje, ou seja, cerca de 11 anos. As primeiras versões do DNSSEC apresentaram problemas, posteriormente surgiram questões jurídicas e sobre privacidade, atrasando ainda mais o desenvolvimento e aplicação do sistema.

A extensão .org não será a primeira a usar o DNSSEC, visto que esse sistema já é usado em alguns países nas suas ccTLDs (como o Brasil, que começou a implementação em 2007). Ela será a primeira dos nomes genéricos (como .com, .org, .net, .info, etc – os que não são associados a algum país ou região geográfica).

O Public Interest Registry espera ver uma migração das outras terminações de nomes de domínio genéricas de DNS para DNSSEC, mas dada a lentidão da adoção, não se sabe quando isso vai acontecer – “se” vier a acontecer.

Fonte:

http://arstechnica.com/news.ars/post/20080722-org-first-top-level-domain-to-adopt-dns-security-protocol.html

Caso interesse, saiba mais sobre o DNSSEC nos domínios .br nestes links:

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X