Não espere pelo Windows 7; use o Vista, segundo a MS

Por:

A Microsoft não cansa de tentar “forçar” o Windows Vista. Rejeitado por muitos, mesmo em PCs novos – onde é comum o downgrade para o Windows XP – o fim dele (especialmente comercialmente) fica mais próximo ainda quando se cria expectativas sobre o Windows 7.

Recentemente a MS publicou um documento destacando “Cinco recursos não compreendidos no Windows Vista” (veja no site osnews.com). Ele destacava 5 recursos positivos que estrearam ou foram destaque no Vista: o controle de conta de usuário (UAC), gerenciamento de imagens (de instalação, não gráficas), Display Driver Model (sistema de tratamento dos drivers de vídeo), o mecanismo de busca do Windows e a arquitetura de 64-bit. Claro, o que é bom deve ser destacado e publicado, como produtora do produto ela está no direito dela. Agora ela lançou um outro, com “Cinco motivos para desenvolver para o Windows Vista” – e porque não se deve esperar o Windows 7.

As 5 questões colocadas são comuns no marketing do Windows há anos, versão após versão: estabilidade, segurança, produtividade, mobilidade, e assim por diante. Adicionalmente, há nesse material um capítulo interessante sobre o Windows 7. Segundo a MS, migrar para o Windows Vista facilitará a migração para o Windows 7 quando ele for liberado.

“There is no need to wait for Windows 7. It is a goal of the Windows 7 release to minimize application compatibility for customers who have deployed Windows Vista since there was considerable kernel and device level innovation in Windows Vista. The Windows 7 release is expected to have only minor changes in these areas. Customers who are still using Windows XP when Windows 7 releases will have a similar application compatibility experience moving to Windows 7 as exists moving to Windows Vista from Windows XP.”

Em suma, isso diz claramente que o Windows 7 não trará grandes alterações no nível como o sistema trabalha, visto que será compatível com o Vista – provavelmente as APIs, funções, gerenciamento de recursos, etc. Em outras palavras: o Windows 7 deverá ser um “Windows Vista aperfeiçoado e com mais recursos”, desmentindo indiretamente os boatos de que o Windows 7 seria um projeto criado do zero, e que manteria mínimas ligações com kernel do Windows atual. Nos boatos espalhados pela Internet, chegou a surgir até conversas de que o Windows 7 poderia emular características do Windows atual para poder rodar os programas atuais, visto que tecnicamente ele seria diferente. Não é isso que diz a MS. A migração para o Windows 7 será tecnicamente similar à do XP para o Vista, e a base para desenvolvedores tende a se manter a mesma. Desenvolvendo para o Vista, facilitaria o desenvolvimento para o Windows 7.

Pelo visto o Windows continuará sendo o que é. Tomara que seja um “Windows Vista realmente melhorado”, e não mais uma jogada que repele os usuários e que tenha lenta adoção, como o Vista vem tendo desde seu lançamento.

A idéia do texto publicado é fazer as pessoas usarem o Windows Vista agora, sem precisar esperar pelo Windows 7. Até porque, mesmo com os descontos para as atualizações, quem usar o Windows Vista agora paga por ele agora, e quem quiser o Windows 7, deverá pagar por ele no futuro da mesma forma. No entanto, pela lógica, quem decidir parar no XP e esperar pelo Windows 7, não pagará pelo Vista. Para a Microsoft, que não é boba nem nada, antes empurrar o Vista como pode do que deixar o sistema morrer sem ganhar nada com isso.

O PDF com as 5 razões para desenvolver para o Windows Vista pode ser baixado nesse link:

http://download.microsoft.com/download[…]The_Business_Value_of_Windows_Vista.pdf

Texto baseado em:

http://osnews.com/story/19828/Dont_Wait_for_it_Says_Microsoft

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X